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segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Arduino - Segundo Teste

Ok, então estamos prontos para começar a fazer algum código.

Eu pensei.. e acho que podemos fazer uma daquelas lâmpadas giras que mudam de cor que se utiliza para por na secretária.. mas como é que elas funcionam?

Bem, o que elas tem basicamente é 3 lâmpadas das cores principais, e jogar com estas para produzir varias cores. Bem, eu não tenho um LED verde mas vou utilizar um amarelo.. espero que faça algum efeito engraçado.

Vamos primeiro que tudo ligar resistências de 220 Ohms para obtermos uma boa intensidade de luz, mas evitando que estes se queimem.

Mas porque 220 Ohms? Eu não percebo nada de resistências..

Sabemos pela lei de Ohm que:

V = R x I

Onde V é os 5 Volts a que funciona o Arduino, e I é a intensidade de corrente que pretendemos ter.

A corrente que os LEDs suportam variam muito pela cor que estes emitem, e principalmente a sua dimensão (capacidade de dissipação de temperatura), mas esta anda entre os 20mA e os 50mA.

Para garantirmos que não estragamos nada vamos nos ficar pelos 20, 22mA, tendo a certeza de que estes vão dar boa luz, e não se queimarão.

Assim:

R = V / I

R = 5V / 0,022A

R = 227,27 Ohm
(que nos dá jeito utilizar resistências de 220 Ohms por serem muito comuns no mercado)

Ligamos assim os 3 LEDs a saídas digitais, para o caso PINs 11, 12 e 13, mas em cada um destes colocamos uma resistência em série ligada à massa (GRD).

Vamos fazer código de modo a que os LEDs pisquem.

int led3 =  13;
int led2 =  12;
int led1 =  11;

void setup()   {
  pinMode(led1, OUTPUT);
  pinMode(led2, OUTPUT);
  pinMode(led3, OUTPUT);
}

void loop()                    
{
  digitalWrite(led1, HIGH);
  delay(1000);
  digitalWrite(led2, HIGH);
  delay(1000);
  digitalWrite(led3, HIGH);
  delay(1000);
  digitalWrite(led1, LOW);
  delay(1000);
  digitalWrite(led2, LOW);
  delay(1000);
  digitalWrite(led3, LOW);
  delay(1000);
}

Tutorial escrito por Tiago Rodrigues para Lusorobotica.

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